Triangulação: o instrumento de tortura preferido do narcisista

André Luís Alves
4 min readApr 14, 2023

--

Uma das faces mais perversas dos narcisistas é a triangulação, que é feita com mais intensidade nas etapas de desvalorização e descarte da vítima. Antes de aprofundarmos, é preciso explicar. Triangulação não é a mesma coisa que triângulo amoroso. É toda e qualquer tentativa de envolver uma terceira pessoa (ou mais que uma) na relação para provocar dor, ciúmes, sentimentos de inferioridade ou difamação.

É um tipo de triangulação, por exemplo, quando um pai narcisista diz para um filho que o outro é mais bonito, mais inteligente, mais esforçado que o outro. O filho que ouviu vai se sentir inferiorizado, mesmo que não seja verdade. Quando um namorado diz que sua mãe ou a antiga namorada sempre servia suas refeições, ele está ao mesmo tempo a comparando com outras pessoas e dizendo como quer ser satisfeito.

Esses são exemplos de triangulações óbvias, mas elas costumam ser muito mais sutis e insidiosas. Elas são usadas para desqualificar a vítima.
Um exemplo clássico é a do namorado que começa a olhar outras mulheres de forma descarada ou elogia os atributos físicos de determinada pessoa. Mas quando estão com mais gente, ele faz juras de amor e diz a todos que só tem olhos para a amada.

Ou então, a namorada faz uma talaricagem marota, dando em cima de um amigo próximo na frente do namorado. E, se ele faz um comentário sobre isso, ela o acusa de ser exagerado, que só está sendo gentil. E novamente, na frente dos outros, trata esse mesmo amigo com indiferença.

Sim, é um terreno perigoso. Não há nada demais em fazer um elogio sincero sobre alguém ou ser educado com pessoas do sexo oposto. A triangulação está no modo sistemático que faz isso com determinados personagens, pois o motivo não é ser uma pessoa cordial, mas sim de continuar desestabilizando o parceiro.

Desse modo, quando houver alguma discussão ou rompimento, parecerá para todos os outros que a vítima é extremamente ciumenta quando tudo isso foi milimetricamente calculado para que a pessoa narcisista descarte a vítima. Ou, na fase da desvalorização, ganhe um tempo durante o tratamento de silêncio, para ir atrás de outras vítimas em potencial.

Triangulação psicopata e narcisista

É certo que tanto pessoas com transtornos de personalidade psicopata ou narcisista fazem triangulações. Estudiosos divergem na motivação. Enquanto os psicopatas fazem isso sempre no objetivo de ter algo em troca, é possível que nem todos os narcisistas façam isso de modo visando o mal da vítima.

Uma abordagem interessante está no vídeo Identify LIARS, LIES in Your Life (Identifique mentirosos, mentiras em sua vida).

Como são adultos com mentalidade infantil, pode acontecer de o narcisista fazer isso apenas por um encanto temporário, como se fosse seu novo brinquedo, e que está se divertindo com ele até que apareça um novo.

No entanto, é preciso deixar delimitado que, mesmo se a intenção inicial do narcisista não seja machucar a sua vítima da vez, isso não vai impedi-lo de continuar suas investidas ao perceber a dor do outro. Porque o objetivo principal sempre será a sua validação, os seus desejos, mesmo que isso atropele sentimentos alheios.

Ou, citando Kurt Mendonça em Guia de Sobrevivência Para Vítimas de Narcisistas Malignos. Quando um narc diz:

“Você é tão ciumento e inseguro”, na verdade ele quer dizer “eu paquero na sua frente mesmo, só para ter o prazer de me sentir desejável e disputado”.

Gaslighting

A triangulação é a principal ferramenta do gaslighting, que é quando a pessoa narcisista faz a vítima começar a duvidar da própria realidade após períodos de morde-assopra, quente-frio, love-bombing, desvalorização e descarte.

O propósito é fazer a vítima a achar que está exagerando e que, com medo de perder o amor do parceiro, dos pais, ou seja lá de quem for, começa a ceder cada vez mais em busca de aprovação. E lentamente vai perdendo a sua identidade, sendo comum crises de depressão e adoecimento físico.

Uma aprovação que nunca virá, pois quanto mais a vítima oferece, mais a pessoa narcisista quer. E como toda a encenação da triangulação foi tão bem orquestrada, ao comentar com amigos e familiares, provavelmente duvidarão da vítima, já que a máscara do narcisista é de uma pessoa agradável e que inspira confiança.

Quanto antes a vítima despertar dessa situação, mais rápido poderá ser sua saída desse ciclo. É importante anotar seus sentimentos, fatos e fazer terapia. Buscar grupos de apoio, com quem passou por situações parecidas pode ajudar na libertação também.

Leia tambem

Apitos de cachorro: sinais do narcisista que só as vítimas reconhecem

Como fazer o contato zero funcionar com o narcisista?

Como se livrar de uma pessoa com transtorno narcisista? (parte 1)

Como se livrar de uma pessoa com transtorno narcisista? (parte 2)

Como se livrar de uma pessoa com transtorno narcisista? (final)

--

--

André Luís Alves

Escritor, pesquisador e um eterno curioso sobre a mente humana