Como fazer o contato zero funcionar com o narcisista?

André Luís Alves
4 min readMar 23, 2023

--

Você já tentou terminar um relacionamento abusivo deixando de falar com a pessoa, bloqueando-a no celular e nas redes sociais e mesmo assim não funcionou? Depois de algum tempo, simplesmente ela apareceu de volta, dizendo que estava com saudades, pedindo algum favor ou simplesmente dizendo que se arrependeu de algo?

Você pode estar lidando com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista e o que ela está fazendo é o chamado hoovering, que é te puxar de volta para a relação para depois te descartar novamente.

Se for este o caso, perceba que haverá várias tentativas de reconciliação e que, se você aceitar, novos ciclos de love bombing, desvalorização e descarte acontecerão mais vezes e com ciclos cada vez menores.

E por que isso acontece? Basicamente, por três motivos. O primeiro é porque você ainda tem algum suprimento que o Narc precisa. Pode ser o sexo, o carinho, a atenção, os favores (financeiros ou não) ou qualquer outra coisa que você proporcione.

O segundo é porque, na mentalidade do narcisista, é ele quem descarta e não a vítima. Então se você o descartou, ele vai te “puxar” de volta para a relação para que sua cartilha seja seguida à risca.

E terceiro, porque é bom para o Narc ter esses momentos sem você. Enquanto você pratica o contato zero (que só vai funcionar enquanto ele quiser) ele aproveita o tempo livre que você proporcionou para buscar em outras fontes o suprimento que ele está precisando.

E como estão rompidos, ele nem precisa “prestar contas” de onde esteve e com quem nos dias em que não se falaram. Mas, ao mesmo tempo, ele sofre com a sensação de abandono e precisa voltar.

Ou, nas palavras de Sam Vaknin, narcisista diagnosticado e professor de psicologia:

Ele precisa que você se torne o inimigo para ele poder te descartar ao mesmo tempo em que está desesperado pelo abandono.

Então quer dizer que o contato zero não funciona?

Pelo contrário. É o que funciona. Há menos que você necessite ter algum contato com o Narc, por ser alguém do trabalho, da família, ou pai ou mãe de seus filhos, o contato zero é o método a ser posto em prática.

Antes de dizer como fazê-lo, é preciso ter em mente que poderá haver várias tentativas até que funcione. É importante não se culpar porque somos humanos, somos falíveis, e quem tem o transtorno sabe exatamente qual botãozinho apertar para que a gente ceda mais uma vez, mesmo já sabendo o que vem a seguir.

Não basta não querer mais falar com a pessoa

É preciso bloquear do WhatsApp, bloquear do telefone, das redes sociais não apenas ele, mas todos os “macacos voadores” ou “minions”, que são os “amigos” do narc que o ajudam — intencionalmente ou não — a te vigiar.
É muito provável que numa primeira ou segunda tentativa, o abusador ainda vai te chamar de infantil ou paranoico, mas não ligue. Ele apenas quer te desestabilizar emocionalmente para continuar tendo acesso a você quando for conveniente e, principalmente, para poder te controlar e te provocar.

Faça uma lista

Sabe quando lembramos de um relacionamento antigo apenas pelas partes boas? Não deixe isso acontecer. Faça uma lista de tudo de ruim que já te aconteceu durante seu envolvimento com a pessoa e tenha ciência que essa lista continuará a crescer com o tempo. No entanto, não basta fazê-la. É preciso deixa-la sempre à mão, seja no celular, dentro de um livro, na gaveta de roupas ou até mesmo pregada na parede.

Evite os locais comuns

É muito provável que o Narc apareça nos locais de sempre para ser visto ou para provocar ciúmes. O melhor a fazer é evitar ao máximo esses lugares e, quando não for possível, tenha ao menos uma companhia amigável junto.

Tire o narcisista da sua vida

Pode parecer duro no começo, mas vai ser libertador. Desfaça de tudo que te faça lembrar da pessoa. Roupas, escovas de dentes, presentes…. apague fotos, exclua as “músicas do casal” da usa playlist. Se possível, se dê um chá de casa nova.

Foque em você

Durante o tempo com a pessoa narcisista — e eu afirmo isso categoricamente — uma boa parte de você ficou em segundo plano. Desistiu de sonhos, desfez projetos, se afastou dos verdadeiros amigos e parentes. Retome sua vida, sua energia, seus amigos. Faça exercícios, caminhadas ao ar livre, viaje, tire um tempo para você.

Bônus: Terapia

Está em último, mas deve ser a primeira coisa se fazer. Procure um profissional para cuidar da sua saúde mental.
Isso porque a pessoa com transtorno de personalidade narcisista te abalou emocional, mental e fisicamente. É preciso de muito apoio para superar com mais segurança do relacionamento e reencontrar a autoestima necessária para viver sua vida e — quando for a hora — se permitir conhecer novas pessoas.

A minha melhor metáfora para as vítimas de narcisistas é a do estalo do Thanos, dos Vingadores. Após sair desse relacionamento, sentimos como se tivéssemos sido apagados da existência e que de repente voltamos a realidade. Olhamos para trás e vimos o quanto deixamos de fazer o que gostávamos e com quem queríamos.

Pode parecer um pouco dolorido, a princípio. Mas a vida continua e sempre é tempo de recomeçar.

Recomece por você e com você!

Leia também: Apitos de cachorro: sinais do narcisista que só as vítimas reconhecem

--

--

André Luís Alves

Escritor, pesquisador e um eterno curioso sobre a mente humana