Como se livrar de uma pessoa com transtorno narcisista? (final)

André Luís Alves
5 min readFeb 1, 2023

--

O que os especialistas vão dizer é que você precisa fortalecer sua autoestima, se cercar de pessoas boas, fazer terapia (o mais importante) e, de preferência, bloqueá-lo de todas as formas de contato. Se for um parente ou colega de trabalho, o jeito é usar o método pedra cinza, que consiste em responder somente o necessário e não entregar nenhuma emoção, apenas seja o mais objetivo e lacônico possível.

O que eu resumi em menos de 60 palavras pode durar meses ou anos para se resolver, mas entendo que também é possível tirar uma lição de tudo isso. Não, não estou sendo good vibes. Estou dizendo que é preciso evitar as armadilhas de um narcisista para não cair em outras.

Alguns teóricos usam o termo “empatas” como sendo pessoas doadoras demais e que servem de alimento para o narcisista. Mas é preciso reconhecer que os “empatas” também procuram aprovação pela sua doação. Aí voltamos ao autoestima. Essa necessidade de reconhecimento, seja pela “superioridade” narcisista ou “doação” do empata tem a mesma origem que a estima lá no chão. Pessoas confiantes — e não arrogantes, bem entendido — não estão em busca dessas doses de aplausos.

Também não estou comparando um empata com o narcisista. O empata é um “quebrado” que quer melhorar ajudando os outros. O narcisista é um “quebrado” que quer melhorar “quebrando” os outros. Essa é uma diferença crucial. Outra é, um tem uma empatia verdadeira e outro apenas superficial. E a derradeira: o empata pode melhorar, o narcisista, muito provavelmente, não vai mudar de forma significativa.

Conhecendo o jogo narcisista

Não se trata de fazer o jogo para ganhar do narcisista. Isso nunca irá acontecer. Ao fazer isso, espere uma dessas situações possíveis. Nos dois casos, no dia seguinte, ele vai agir como se nada tivesse acontecido.

1) Vai te convencer que a culpa e sua e não dele e até (se for o caso de envolvimento amoroso) irá transar com você como se tivesse aceitado suas desculpas por ter ousado questionar sua versão de seja lá o que for.

2) Vai te expor, vai te julgar, pode te agredir fisicamente ou jogar coisas suas no chão, na parede ou contra você

A proposta aqui é entender um pouco como funciona a mente de alguém com esse transtorno para te ajudar a sair dessa relação.

a) Mentiroso compulsivo

A pessoa narcisista mente por tudo e qualquer motivo. Para se vangloriar, para se fazer de vítima, para esconder banalidades sem importância e até as maiores sordidezes. A melhor forma de pegá-lo numa mentira é perguntando algo fora do contexto, para algo que ele não está preparado. Como ele vive de máscaras, uma para cada situação, está desprevenido quando algo não está no roteiro.

b) Futilidade

Lembre-se sempre que estamos falando de máscaras e de que eles gostam de ser o centro da atenção. Suas conversas são sempre sobre celebridades, carros, comida, músicas, elegância, virilidade. Qualquer assunto que ele não domine será descartado e ele redirecionará o tema.

c) Família e amigos

Narcisistas geralmente não saem da casa dos pais nem quando velhos e mantem aqueles amigos desde sempre, os minions. Insista para ele estar mais vezes com seus parentes e amigos e veja as negativas e depreciação de cada um deles para não ir.

d) De vez em quando ele fala a verdade

É raro, mas acontece. Aparece em alguns micro momentos de “pena” da vítima e dizem coisas como: você é muito ingênuo, não deveria confiar tanto nas pessoas, nem em mim. Eu sei que você faz muito para mim, mas meu jeito é diferente.

e) Conservadores

Ou seja, condenam em público o que fazem na vida privada. E isso será usado contra você caso tenha feito algo para além do politicamente correto. Como fulano, tão conservador aceitaria fazer algo contra a moral e bons costumes? Obviamente é culpa sua.

Este é o motivo deles desejarem estar sempre com um parceiro amoroso pelo máximo de tempo possível. É a representação clássica da perfeição enquanto buscam suas novas vítimas. Como a sociedade é mais permissiva com os homens, então eles sentem que podem trair à vontade. Já as mulheres narcisistas preferem manter discrição e usam viagens e directs das redes sociais para fazer novos contatos.

f) Olhar vazio e gestos mecânicos

Uma vez que a pessoa narcisista é detectada, fica difícil não perceber suas atitudes, sendo possível até prever quais são, assim como seus olhares e gestos, tão cativantes no início se mostram frios e mecânicos. O olhar não apresenta emoção, sendo substituídos por tiques calculados e forçados.

g) Sua dor não importa

Tudo gira em torno do narcisista. Quando eles conhecem uma nova vítima ou um potencial minion, são sempre atenciosos e dão conselhos até quando não convém. Mas tente falar de um problema real com eles. Vão dar qualquer solução mágica e voltar a qualquer tópico de assunto que se refira a eles. Porque o que você sente, pensa e deseja, se não for o narcisista, está errado ou é irrelevante.

Reforçando. Na dúvida, encerre o ciclo, bloqueie e procure terapia. E não será fácil. Se o descarte não foi dele, ele fará de tudo para que a vítima volte ao ciclo abusivo. Por amor? Claro que não, porque, e seu ego auto inflado, é ele quem descarta. Mas sempre deixando janelas para puxar de volta se necessário, como uma dívida financeira ou de gratidão, um filho, um pet ou a promessa de que tudo será diferente.

Há outro motivo que o impede de deixar a vítima encerrar o ciclo: o medo de ser desmascarado. Não existe saída fácil para o relacionamento abusivo narcisista. Só existe uma única saída: tirá-lo totalmente da sua vida!

--

--

André Luís Alves

Escritor, pesquisador e um eterno curioso sobre a mente humana